segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Saúde

18/08/2009
Assistimos a palestra sobre Prevenção de DST, AIDS, Métodos Contraceptivos, Gripe A (H1N1), promovida pela Vigilância Sanitária.
Na palestra vimos que DST(Doenças sexualmente transmissíveis)e AIDS podem ser previnidas com medidas simples de higiene e uso correto do preservativo(masculino/feminino).
A seguir alguns conceitos e prevenções de algumas doenças:
Herpes simples genital-infecção recorrente(vem, melhora e volta)causada por vírus que fazem lesões genitais em forma de pequenas bolhas.Em menos de uma semana tornam-se feridas, seguidas de cicatrização espontânea da área afetada.
A tranmissão acontece pela relação sexual, podendo também ocorrer em casos que a mãe doente passa para o recém-nascido na hora do parto.A prevenção é feita pela higienização genital antes e após a relação sexual.

Gonorréia-infecção contagiosa que apresenta abundante secreção purulenta(corrimento)pela uretra do homem, vagina e/ou uretra da mulher.Normalmente apresenta coceira e ardência ao urinar;algumas vezes apresenta febre.
A transmissão acontece pela relação sexual;o risco de transmissão com um parceiro doente é de cerca de 90%.
OBS:nas mulheres muitas vezes os sintomas não são perceptíveis.
A prevenção pode ser feita com o uso da camisinha e higiene pós-coito.

AIDS-Síndrome causada pela infecção crônica do organismo humano pelo vírus HIV. O vírus compromete o funcionamento do sistema imunológico humano, deixando-o vulnerável à agressões externas( bactérias, outros vírus, parasitas e até células cancerígenas).
Com a progressiva lesão do sistema imunológico, o organismo se torna cada vez mais susceptível a determinadas infecções e tumores que acabam levando à morte.
A transmissão acontece pelo contato com sangue contaminado, sêmen, secreções vaginais e leite materno.Pode ocorrer transmissão no sexo oral, vaginal e anal.A transmissão não é feita por beijos(desde que a pessoa não tenha feridas), aperto de mãos ou abraço. A prevenção é através do uso da camisinha, utilização de seringas descartáveis (em transfusões de sangue).
Não há vacina efetiva para a prevenção da infecção pelo HIV. Existe o tratamento, mas não a cura.

Métodos contraceptivos
Entre os métodos contraceptivos mais conhecidos estão a camisinha(masculina e feminina), o diafragma, a pílula, a injeção, entre outras.
OBS: O uso da "tabelinha" não é considerado um método contraceptivo por ser de caráter pouco confiável devido à casos de mulheres em que a menstruação atrasa, e também por ser difícil determinar um período exato de fertilidade em adolescentes.É portanto indicada para mulheres que queiram engravidar.
A pílula de emergência(ou pílula do dia seguinte) não deve ser usada frequentemente, sendo indicada somente em casos de urgência, como rompimento da camisinha e outros.



Portanto, respeitem a si mesmos, seus corpos.Uma sociedade precisa ser além de conscinte, ativa.

Nenhum comentário: